O Marketing de Batman vs Super-Homem trouxe o filme para o Mundo Real

Não vamos falar  do filme Batman versus Super-Homem! Também não falaremos do combate mais esperado do século, nem das ótimas atuações de Ben Afleck como Batman,  Henry Cavill como o Homem de Aço ou dos papéis de Mulher Maravilha, Lex Luthor e Lois Lane. Também não vamos falar do  fantástico Apocalypse, nem dos efeitos especiais e muito menos do roteiro. Mas vamos falar o filme.

Para ser mais específico, vamos falar das campanhas e ações que divulgaram o filme, que fique registrado, de forma Surpreendentemente Incrível.

Essas campanhas foram feitas “fora da caixa”, assim como sempre ouvimos falar, na escola, nas reuniões, nos cursos, em artigos como este… “Pense fora da caixa”, e foi isso que a turma que divulgou o filme fez. Parabéns!

Em todos os filmes, em especial os block busters, nós vemos aquele “feijão com arroz” que não pode faltar, teaser do trailer I, trailer, teaser do trailer II, trailer II, um página na internet, alguns produtos licenciados (Mc Lanche Feliz ;), roupas, hotwheels e etc… ). E sim, tudo isso foi feito

Obviamente, o filme também foi muito bem divulgado pelas redes sociais, e houve um grande engajamento por parte dos milhões de fãs que ansiavam em ver o Batman dar uma surra no Super o tão esperado filme.

Mais do que divulgar o filme, eles trouxeram o filme para o mundo real. Fizeram duas cidades fictícias se tornarem reais, fizeram empresas, produtos e idéias, que só existiriam na ficção, terem sua versão no nosso mundo, fora do filme.

Twitter do Lex Luthor

Primeiro eles criaram a conta pessoal no Twitter de uma das mentes mais influentes do nosso mundo universo DC.
Sim eles fizeram o Twitter de Alexander Luthor, o grande vilão e inimigo do Super-Homem, é também  Gênio, Bilionário, Playboy, Filantropo… 😉
Sem dúvida, as postagens também foram muito bem pensados, artigo na Forbes,  vídeo de sua empresa de tecnologia a Lex Corp, até mensagem de Dia de Ação de Graças Lex mandou, claro que com uma certa ironia.
Para ver o twitter do jovem gênio Lex Luthor clique aqui.

Entrevista na Revista Forbes

Eles também fizeram um artigo na revista Forbes (aquela dos bilinários) como se fosse real, falando sobre o prodígio Alexander Luthor, onde o chamam de “O Homem do amanhã”.
Esse texto é muito legal, pois explica um pouco sobre a história de Lex Luthor, e dá várias dicas sobre o filme e sobre esse universo que estão criando.
Ainda cita a Lex Corp como concorrente da Wayne Enterprises (sim estamos falando da empresa do Batman),  mostrando que enquanto a empresa de Bruce Wayne é contra desenvolver armamentos militares, a Lex Corp cai nessa de cabeça.
Outra curiosidade é sobre a coleção de cristais de meteoritos de Lex, uma clara referência que o jovem gênio do mal estava atrás de kryptonita, mas esse desfecho, só no filme.

Site da Lex Corp

Se existe uma empresa de tecnologia, existe um site sobre essa empresa, www.lexcorp.io, esse é o site da empresa de Lex Luthor.
Que é a segunda maior empresa de tecnologia do planeta, e está lançando um Sistema Operacional, o LEX / OS, parece que Lex quer tomar o lugar do Windows e Android.
Esse fato é comprovado no filme, se você ainda vai assistir o filme, preste atenção no computadores que aparecem, parece que todos eles usam o novo Sistema Operacional da Lex Corp, inclusive os computadores do governo.
Mas tem um exceção, o Batman parece que não é muito fã, pois seus computadores parecem usar um outro software, tanto na BatCaverna, quanto em na Wayne Enterprises.

Entrevista para a Wired

Dentro do site, ainda podemos ver a entrevista de Lex Luthor concedeu a Ron Troupe, jornalista do Planeta Diário e colega de trabalho de Lois Lane e Clark Kent,  nessa entrevista Lex mostra claramente que não gosta do Batman e muito menos do Super-Homem.
Tem até um gráfico que mostra quais empresas mais investiram em armamento em 2015.
Se você conhece bem o Universo DC, provavelmente conhece todas essas empresas. Clique aqui para ler a entrevista de Lex Luthor.
Lexcorp_Chart4

Vídeo do LEX/OS

E para o lançamento do LEX / OS foi preparado um vídeo sobre o Sistema Operacional, onde ele fala da segurança do sistema, e convoca todos a “construírem juntos o amanhã, hoje”. Veja com seus próprios olhos.

Voe para Gotham e Metrópoles

Algo muito legal que aconteceu, e espero ver isso novamente em outros filmes, foi a Turkish Airlines oferecendo vôos para Metrópolis e para Gotham City.
Eu entendo que de todas as brincadeiras essa foi o melhor. Convencer um patrocinador a criar um destino fictício, é fantástico!
Mais do que isso, fizeram dois vídeos, um para cada cidade, onde quem estrela são Lex Luthor e Bruce Wayne, e simplesmente apresentaram esses vídeos no Super Bowl 2016, o comercial de TV com o minuto mais caro do planeta (no nosso mundo real).
Veja os Vídeos

Voe-para-Metropole

Voe-para-Gotham

 

Guia Turístico de Gotham e Metrópole

Bom, e se tem vôos, então tem também Guia Turístico sobre Gotham e Metrópoles.
Numa parceria com uma empresa chamada TimeOut, eles fizeram um Guia Turístico detalhado de Gotham City e Metrópoles, com lugares para se visitar, bares, locais de compras, onde comer, hotéis e etc…
Se você está pensando em ir para uma dessas cidades, pode comprar seu Guia na Amazon.

 

Citamos aqui somente as ações que trouxeram o fictício Universo DC para o nosso mundo, não citamos as campanhas normais, nem as centenas de produtos licenciados, assim como acontece em todos os grandes filmes. Mas tem um produto licenciado que não poderíamos deixar de falar, o Jeep Renegade Dawn of Justice Especial Edition!
É o mesmo carro que aparece logo na 1º cena do filme, onde Bruce está chegando em Metrópolis e usa o carro para tentar salvar alguns de seus funcionários. Para ver o comercial/trailer clique aqui. Para ver quanto custa o carro, clique aqui.

Sem dúvida essas ações ajudaram a marca de U$ 425 milhões somente na semana de estréia.

Esperamos ver mais ações como essas, em especial nos filmes onde já existam uma multidão de fãs.

E você, gostou dessas ações de marketing? Então compartilhe com seus amigos. Ou mostre para o seu patrão como se faz uma bela ação de marketing!

 

Related posts

Leave a Comment